25.8 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • APAE DE SÃO PAULO promove diagnóstico de deficiência intelectual e de outros transtornos do neurodesenvolvimento em crianças, jovens e adultos
Destaque

APAE DE SÃO PAULO promove diagnóstico de deficiência intelectual e de outros transtornos do neurodesenvolvimento em crianças, jovens e adultos

Com equipe interdisciplinar especializada, os atendimentos são realizados pelo SUS, planos de saúde e de forma particular

A deficiência intelectual possui diversas causas, como questões genéticas, complicações na hora do parto, prematuridade, uso de álcool e drogas durante a gestação, entre outras. A identificação da causa permite o encaminhamento adequado para terapias e a definição do prognóstico, ou seja, o que esperar para o futuro dessa pessoa com deficiência.

Para isso, a APAE DE SÃO PAULO dispõe do Ambulatório de Diagnóstico composto por uma equipe interdisciplinar de saúde formada por médicos pediatras, neuropediatras, psiquiatras e geneticistas, além de psicólogos e fonoaudiólogos. De forma integrada, um diferencial da Organização, os profissionais realizam o diagnóstico e a investigação das possíveis causas de deficiência intelectual em crianças, jovens e adultos. Em 2017, foram mais de 20 mil consultas e seis mil pacientes atendidos no Ambulatório Diagnóstico da APAE DE SÃO PAULO.

Como é feito o atendimento

Os atendimentos SUS (Sistema Único de Saúde) no Ambulatório de Diagnóstico são feitos somente mediante encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo via agenda regulada SIGA; nesta modalidade atendemos pessoas de qualquer idade com atraso de desenvolvimento, suspeita de deficiência intelectual ou de qualquer síndrome genética que possa levar à deficiência intelectual. A primeira etapa do atendimento SUS é a triagem, realizada por médico, psicólogo e assistente social que entrevistam a família e/ou o paciente e definem se o caso é elegível ou não para nossa organização e já realizam os encaminhamentos externos dos casos considerados inelegíveis.

Já os atendimentos aos planos de saúde e particulares são voltados para crianças e adolescentes que necessitem de atendimento médico especializado ou avaliação neuropsicológica e podem ser agendados diretamente junto ao nosso serviço de atendimento ao público.

Como é feito o diagnóstico

“Quando a criança tem menos de seis anos, de acordo com critérios internacionais, não é possível realizar a aplicação do teste padrão ouro para o fechamento do diagnóstico de deficiência intelectual. Portanto nesta faixa etária a criança é encaminhada para seguimento médico e terapias visando estimular o seu desenvolvimento e é acompanhada até que complete a idade necessária para realização do teste”, explica Dra. Danielle Christofolli, médica neuropediatra responsável técnica da APAE DE SÃO PAULO.

A equipe de psicologia do Ambulatório Diagnóstico faz a avaliação das habilidades adaptativas e cognitivas do paciente, determinando a presença de deficiência intelectual ou de outro transtorno do neurodesenvolvimento. Segundo a AAIDD (American Association on Intellectual and Developmental Disabilities) o diagnóstico da deficiência intelectual é feito com base em três critérios: aparecimento dos sintomas antes dos 18 anos; funcionamento intelectual prejudicado com QI significativamente abaixo da média; e o comprometimento de duas ou mais habilidades do comportamento adaptativo, tais como: comunicação, saúde e segurança, habilidades sociais, lazer, trabalho, entre outras.

O quadro completo da situação da pessoa com deficiência intelectual é fechado somente após discussão entre todos os especialistas envolvidos na avaliação. Uma vez concluído o diagnóstico, o paciente recebe toda a orientação além de encaminhamentos internos e externos adequados à sua condição.

Se na avaliação clínica for diagnosticado algum transtorno mental ou outro transtorno do Neurodesenvolvimento como o Transtorno do Espectro Autista, TDAH, transtornos de linguagem e aprendizagem entre outros, o paciente é encaminhado para recursos externos adequados. (iremos alterar esta parte quando a Organização começar atender- previsto para agosto)

Causas da deficiência intelectual

“As síndromes genéticas estão entre as principais causas pré-natais da deficiência intelectual, junto com exposição a álcool e drogas na gestação”, conta Dra. Danielle. Existem também as chamadas causas perinatais, que acontecem próximas ao parto, durante o parto ou dentro do primeiro mês de vida do bebê como falta de oxigênio, problemas circulatórios e prematuridade. Por fim, “existem as causas pós-natais dentre as quais se destacam as diversas infecções que podem levar à deficiência intelectual, entre elas a sepse, sequelas de meningite e encefalite”, destaca a médica.

Existem também doenças que, se não acompanhadas e tratadas de forma correta, podem levar à deficiência intelectual. Uma delas é afenilcetonúria, detectada no Teste do Pezinho básico, gratuito e obrigatório. Na APAE DE SÃO PAULO todas as crianças diagnosticadas com esta doença são acompanhadas mensalmente por médicos e nutricionistas pois o tratamento consiste basicamente em uma dieta restrita em proteínas. Assim sendo o Teste do Pezinho é de suma importância para a prevenção da deficiência intelectual, já que é capaz de detectar doenças antes dos sintomas aparecerem.

Aconselhamento genético

Um dos serviços do Ambulatório de Diagnóstico é o aconselhamento genético, voltado para os familiares das pessoas com deficiência e síndromes. No atendimento, são informadas as características da condição genética diagnosticada, como também a probabilidade ou risco de recorrência na família. A equipe conta com profissionais treinados para orientar o paciente e sua família e procura determinar o diagnóstico e o prognóstico clínico reprodutivo.

Projeto Novo olhar

Dentro do ambulatório de Diagnóstico, as famílias contam com assistência oftalmológica, oferecida em consultório completo, moderno e eficaz que oferece atendimento gratuito voltado somente aos pacientes SUS com deficiência intelectual atendidos em algum dos nossos serviços. O local é fruto de uma parceria com a Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha.

Para saber mais sobre o Ambulatório de Diagnóstico, acesse o site da APAE DE SÃO PAULO http://www.apaesp.org.br/pt-br/saude/ ou ligue para (11) 5080-7000.
Sobre a APAE DE SÃO PAULO

A APAE DE SÃO PAULO é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que há 57 anos, promove o diagnóstico, a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual, produzindo e difundindo conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em exames realizados. Por meio do Instituto APAE DE SÃO PAULO, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre Deficiência Intelectual com pesquisas e cursos de formação. Para colaborar, os interessados podem ligar para: 11-5080-7000, acessar www.apaesp.org.br ou enviar e-mail para atendimento@apaesp.org.br.

Ascom 

Posts relacionados

Planos dos ganhadores da Mega incluem apoio à caravana para visitar Lula

Redação Remanso News

Prorrogada chamada pública para aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Redação Remanso News

Motorista perde controle de carro e capota na Avenida Peltier de Queiroz em Remanso; veja imagens

Redação Remanso News

TSE decide Candidatos a Prefeitos só podem ser barrados se tiverem as contas reprovadas pela Câmaras municipais

Redação Remanso News

Remanso: Contrário ao decreto estadual prefeitura proíbe realizações de eventos através de decreto municipal

Redação Remanso News

Remanso: Suspeito de matar o próprio pai morre ao atirar contra Policiais Militares em cumprimento a mandado de prisão na zona rural

Redação Remanso News

Deixe um comentário