29.4 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Petrolina
  • Sindicato acusa 3ª SR Codevasf de destruir acampamento na zona rural de Petrolina durante suposta reintegração de posse
Petrolina

Sindicato acusa 3ª SR Codevasf de destruir acampamento na zona rural de Petrolina durante suposta reintegração de posse

O Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf) distribuiu nota à imprensa afirmando que busca, há 24 horas, um posicionamento da 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) sobre uma reintegração de posse supostamente irregular ocorrida ontem (31) numa fazenda localizada no N-4 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural da cidade.

Segundo o Sintraf, a ação ocorreu enquanto os acampados estavam trabalhando no campo, e não resultou em violência.  O Sintraf alega que agentes da Codevasf e do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) atearam fogo e usaram tratores para derrubar casas das famílias do acampamento Chico Sales, que fica na Fazenda Copa Fruit, no N-4 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho.

Os agricultores disseram ter pedido móveis, roupas e objetos pessoais.  Eles alegam que não tinha oficial de justiça, policiais ou qualquer documento com a ordem de reintegração, apenas os guardas que fazem a vigilância do canal e uma representante do departamento de Latifúndio da Codevasf .

Segundo Isália Damascena, presidente do Sintraf, ela e o advogado José Netto Bezerra e o diretor do Sintraf, Natalício Sá, marcaram uma reunião com representantes da 3ª SR para as 14h de ontem – o que acabou não acontecendo. “Até agora não entendi por que a Codevasf fez essa desocupação se a área do acampamento Chico Sales não pertence a ela, já que é uma propriedade privada. E mesmo que fosse dela, deveria haver uma notificação prévia ou algo do tipo. O que não ocorreu”, afirma.

Contato

Segundo a sindicalista, o Sintraf tem buscado contato com responsáveis DINC e a própria Superintendência da Codevasf, mas não obtém respostas. “A única informação que tive foi que o pessoal do DINC serviu apenas de apoio [à ação]”, concluiu ela ao lembrar que a Fazenda Copa Fruit está desativada há 10 anos.

Sobre a denúncia, o  redação entrou em contato com a assessoria da 3ª SR Codveasf, mas ainda não recebeu resposta. A reportagem não conseguiu contato com o DINC, mas deixa o espaço aberto para algum posicionamento.

Por: Blog Carlos Britto

Posts relacionados

Petrolina está em situação de médio risco de infestação pelo Aedes aegypti, aponta levantamento

Redação Remanso News

Prorrogado Até Dia 30 De Novembro Prazo De Inscrições No Processo Seletivo 2024 Do IFSertão/PE

Redação Remanso News

Polícia prende dois homens acusados de tráfico em Petrolina

Redação Remanso News

Conciliação: em caravana, prefeitura e TJ estimulam resolução de conflitos jurídicos em Petrolina

Redação Remanso News

Transforma Petrolina recebe doação de 874 kits de higiene bucal que serão destinados às pessoas com COVID-19

Redação Remanso News

Taxa de ocupação dos leitos de UTI em Petrolina está em 51%

Redação Remanso News

Deixe um comentário