Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
22.8 C
Remanso, BR
27 de junho de 2019
Remanso News
  • Home
  • Juazeiro
  • Juazeiro: Agrovale contrata 60 novos aprendizes; jovens farão parte do programa ‘Aprendiz no Cultivo de Cana’
Juazeiro

Juazeiro: Agrovale contrata 60 novos aprendizes; jovens farão parte do programa ‘Aprendiz no Cultivo de Cana’

A disputa por uma vaga no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada, refletindo diretamente nos iniciantes. Em Juazeiro (BA), o campo é o setor que mais oferece emprego, embora a mão de obra qualificada esteja desfalcada. De olho nisso, começou na manhã desta quinta-feira (28) a quarta turma do programa ‘Aprendiz no Cultivo de Cana-de-Açúcar’, desenvolvido pelo Centro de Excelência em Fruticultura do SENAR e a Agrovale.

A empresa juazeirense contratou 60 jovens aprendizes, com idade entre 18 e 24 anos, que devem ter 960 horas de jornada teórico-prática até março de 2020. Na aula inaugural, a turma foi recepcionada pela coordenadora adjunta do SENAR, Liziane Rocha, e depois recebeu material didático e instruções sobre o funcionamento do curso. De acordo com Liziane, eles estarão prontos para o módulo prático na Agrovale a partir de outubro.

“Este ano o programa terá dois grupos, um com 30 alunos no período da manhã e outro com mais 30 na parte da tarde. A ideia é desenvolvermos habilidades básicas e específicas voltadas ao cultivo da cana-de-açúcar, com os aprendizes tendo contato direto com a empresa, absorvendo melhor o conhecimento que eles adquirirem aqui [no SENAR] no módulo teórico”, ela explica.

Nos próximos sete meses, os jovens verão conteúdos, como: competências interpessoais e integração no trabalho, comunicação oral, escrita, matemática aplicada, saúde e segurança do trabalhador; além de temas específicos a exemplo da estrutura fisiológica das plantas, viveiros, planejamento e implantação de cultura, demarcação de área, plantio, irrigação, colheita, manejo, corte, noções de mecanização e análise de laboratórios.

Uma grade de assuntos que o aprendiz João Victor Matos, de 20 anos, pretende aproveitar ao máximo. Originário de uma família de pequenos agricultores, o rapaz, que mora no bairro Alto da Aliança, sabe que o setor agrícola no Vale do São Francisco oferece grandes oportunidades. “Já tenho curso técnico, estou fazendo faculdade, e busco com esse curso adquirir maturidade e a experiência necessária para me inserir definitivamente no mercado de trabalho”, conta.

A Agrovale foi a empresa que mais criou vagas de empregos formais na cidade baiana, equivalendo a 61% do total de contratados em Juazeiro, em 2018. Segundo a gestora de Recursos Humanos da empresa, Roberta Bispo, a demanda por profissionais capacitados deve beneficiar os aprendizes.

“A Agrovale está sempre oportunizando pessoas que não só desejam um emprego, mas que querem crescer profissionalmente. Somos a empresa que mais gera trabalho e renda para as milhares de famílias da região, e com o programa Aprendiz no Cultivo de Cana-de-Açúcar nosso objetivo é integrar mais ainda esses trabalhadores”, disse.

Turma de concluintes

Além da chegada de uma nova turma, nesta quinta-feira o Centro de Excelência em Fruticultura do SENAR se despediu da turma de aprendizes 2018/2019. Iniciado à tarde com depoimentos dos jovens e discursos dos instrutores, o evento serviu para a entrega de certificados dos dois grupos que concluíram a formação.

CLAS Comunicação & Marketing

Posts relacionados

Programa Primeiro Emprego procura jovens em Juazeiro e mais 11 municípios baianos

Redação Remanso News

Juazeiro: Meia Maratona Tiradentes tem inscrições prorrogadas e nova data para acontecer

Redação Remanso News

Tribunal de Justiça da Bahia inaugura novas instalações do fórum de Juazeiro nesta sexta (12)

Redação Remanso News

Câmara de Juazeiro aprova orçamento do município para 2019, em última sessão do ano

Redação Remanso News

Juazeiro: Avenida sem iluminação preocupa moradores de bairro

Redação Remanso News

Prefeitura divulga novo cronograma de Processo Seletivo da SEDUC

Redação Remanso News

Deixe um comentário