25.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Mundo
  • Trump ameaça cortar contribuições dos EUA para OMS em meio a coronavírus
Mundo

Trump ameaça cortar contribuições dos EUA para OMS em meio a coronavírus

O presidente americano, Donald Trump, ameaçou cortar os recursos dos Estados Unidos para a Organização Mundial da Saúde (OMS), depois de sugerir seu viés favorável á China durante a pandemia de coronavírus. Trump disse a repórteres que “iria colocar um freio muito forte” aos recursos da OMS, o órgão da ONU cuja maior fonte de financiamento são os Estados Unidos.

“Vamos suspender o dinheiro gasto com a OMS”, disse Trump, que segue uma agenda do “America First” e já criticou outras agências da ONU e multilaterais.

Ele não deu detalhes sobre quanto dinheiro seria retido e, minutos depois, durante a coletiva de imprensa, disse: “Não estou dizendo que vou fazer isso”. “Vamos analisar o fim do financiamento”, acrescentou.

Segundo Trump, a OMS “parece ser muito tendenciosa em relação à China. Isso não está certo”. Seus comentários se basearam em uma declaração anterior no Twitter, na qual ele acusava a OMS de ser “muito focada na China”.

Trump perguntou por que a OMS deu “uma recomendação tão errada”, aparentemente referindo-se ao conselho do órgão da ONU contra a restrição de viagens internacionais para impedir a disseminação vírus que começou na China.

“Felizmente, rejeitei o conselho deles de manter nossas fronteiras abertas à China desde o início”, escreveu Trump, referindo-se à sua decisão de proibir a entrada de pessoas vindas do país asiático.

A China enfrenta críticas em Washington, principalmente dos republicanos, sobre a maneira como lidou com a pandemia e Trump expressou dúvidas sobre a precisão das estatísticas chinesas para casos e mortes.

No entanto, o próprio Trump foi amplamente criticado por subestimar o vírus, que comparou a uma gripe comum e disse estar sob controle nos Estados Unidos, antes de aceitar que se tratava de uma emergência nacional.

Mais de 12.000 americanos já morreram do COVID-19. Mais cedo, durante sua entrevista coletiva diária, o porta-voz da ONU Stéphane Dujarric rejeitou as críticas feitas pelo presidente dos EUA no Twitter.

“Para o secretário-geral da ONU, António Guterres), está claro que a OMS, sob a liderança do Dr. Tedros Adhanom, fez um ótimo trabalho antes da COVID-19, apoiando os países na distribuição de milhões de equipamentos médicos e também com treinamento “de profissionais”, afirmou.

“A OMS demonstrou a força do sistema de saúde internacional”, disse o porta-voz, lembrando “o enorme trabalho” realizado na luta contra o Ebola na República Democrática do Congo e nos países vizinhos, sob a liderança de Adhanom e “colocando suas equipes na primeira linha “de contenção.

Exame

Posts relacionados

Papa decide vetar políticos com mandato entre convidados do Sínodo da Amazônia

Redação Remanso News

Número de mortos nos protestos do Chile sobe para 11

Redação Remanso News

Modelo Gisele Bündchen anuncia aposentadoria das passarelas

Redação Remanso News

Sol começa o ano com ‘buraco’ perto do polo sul do astro

Redação Remanso News

Biden indica que toda a população dos EUA terá acesso à vacina até agosto

Redação Remanso News

Senado rejeita novas testemunhas e afasta risco de impeachment de Trump

Redação Remanso News

Deixe um comentário