32.4 C
Remanso, BR
16 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Pilão Arcado
  • Prefeito de Pilão Arcado, trata de todos os temas em entrevista à Rádio Zabelê
Pilão Arcado

Prefeito de Pilão Arcado, trata de todos os temas em entrevista à Rádio Zabelê

Destacando o esforço de levar serviços públicos de qualidade a comunidades distantes 200 quilômetros da sede e administrar um município, que é o sexto em extensão territorial da Bahia, o prefeito Orgeto Bastos (PP), de Pilão Arcado, concedeu na manhã da ultima terça-feira (31/09) uma longa entrevista ao comunicador Valfredo de Macedo da Rádio Zabelê FM, localizada em Remanso. 

Falou sobre o esforço que o levou a “cortar na carne” para poder dar início ao Programa Pavimenta Pilão e que já entregou 59 ruas pavimentadas com asfalto TSD (Tratamento Superficial Duplo), ao custo de mais de 2 milhões de reais em recursos próprios e da necessidade das prefeituras se adequarem cada vez mais às leis que exigem responsabilidade fiscal. 

Do iminente início das obras do Estádio de Pilão Arcado, uma obra orçada em 2 milhões com recursos garantidos por emendas do Deputado Zó e aporte do Estado da Bahia e Prefeitura e da sua vontade de atender às exigências das comunidades:  

“Administrar Pilão Arcado, o sexto maior município em extensão territorial da Bahia, é ser prefeito de uma cidade administrando um estado. Quase 12 mil quilômetros quadrados, a metade do território de Sergipe” 

Para Orgeto essa é uma das maiores dificuldades: “Pilão Arcado é um dos municípios com geografia mais complexa do Brasil. É um município que está à beira do Rio São Francisco , tem a região de brejo, que é outra geografia, com muita areia e a região de sequeiro. Então, dentro do município se encontram três geografias, cada uma com suas características, cada uma com as suas dificuldades e cada uma com suas riquezas naturais” e completa: “Administrar isso com a escassez de recursos. Comunidades a 220 quilômetros da sede que tem o mesmo direito de serviços públicos que na sede”. 

Garantiu que vem “fazendo com que as coisas aconteçam; não só na sede, mas também nesses lugares mais distantes” e cita a recuperação da estrada que liga Lagoa do Padre ao Brejo da Zacarias. São 25 quilômetros de base e cascalho, para a comunidade sair do isolamento” 

Com olhos no futuro, pois é necessário gerar emprego e renda, Orgeto defendeu a implantação de grandes projetos que possam utilizar as riquezas naturais e levar desenvolvimento às regiões distintas de Pilão Arcado, lembrando do projeto de uma usina de cana e etanol, defendido pelo vice-governador João Leão e que se encontra em fase de estudos. 

Preparando os jovens para o emprego criou e dá andamento a um projeto de qualificação profissional que nesta primeira etapa forma 50 pessoas, que prestam 4 horas de serviço à prefeitura, recebem meio salário mínimo e tem um curso profissionalizante do SENAI. 

Destacou os dois testes seletivos que realizou, com 205 vagas em todos os setores e a importância do trabalho que empreende para melhorar o sistema de saúde no município, levando atendimento médico, exames e consultas às mais distantes localidades, eliminando a necessidade de deslocamento do interior para a sede ou para outros municípios. Lembrou da construção de 2 postos de saúde na Zona Rural, sendo um deles na localidade de Feijão, a 180 quilômetros da sede: “Nosso objetivo é que os moradores recebam o máximo de serviços públicos na sua localidade” – afirma. 

Implantou uma semi UTI no hospital municipal de Pilão Arcado e inaugura esse mês um Centro de Especialidades Médicas, para que a população não precise se deslocar para Juazeiro e até Salvador em busca de especialistas. 

Sobre a Educação garantiu que as aulas presenciais podem retornar no início de outubro e deixou para o final a grande obra que está realizando e que será entregue à população: O novo sistema de abastecimento de água para Pilão Arcado, “dimensionado para o presente e para o futuro”. 

“Vamos diminuir o sofrimento do povo de Pilão Arcado, que sofre com a falta de água e ainda tem um sistema de abastecimento de água dimensionado para a população dos anos 80 e 90” e concluiu: “É uma parceria com a FUNASA. São novas adutoras, novo reservatório e ampliação capaz de atender à sede e povoados próximos de Pilão Arcado”. 

Ascom

PUBLICIDADE

Posts relacionados

Inema intensifica fiscalização e apreende madeira em Campo A. de Lourdes e Pilão Arcado

Redação Remanso News

Pilão Arcado: Prefeitura Entrega Trator Agrícola para os Agricultores do município.

Redação Remanso News

Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Sento-Sé e Casa Nova: Saiba quanto cada município vai receber do “Apoio Financeiro aos Municípios” AFM

Redação Remanso News

Homem viaja mais de 2 mil quilômetros de motocicleta de Osasco ao interior de Pilão Arcado.

Redação Remanso News

Incêndio: Bombeiros finalizam monitoramento na região de Pilão Arcado

Redação Remanso News

Policia Federal vasculha casa do prefeito e Prefeitura de Pilão Arcado; na ação, justiça determina afastamento de gestor

Redação Remanso News

57 Comentários

Deixe um comentário