30.4 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Foto: Edilson Rodrigues/Arquivo/Agência Senado
Bahia

Foto: Edilson Rodrigues/Arquivo/Agência Senado

No período pós-pandemia da Covid-19, o setor turístico na Bahia apresentou um crescimento significativo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre janeiro e novembro de 2023, o turismo no Brasil registrou um aumento de 7,5%, enquanto na Bahia, esse índice foi ainda mais expressivo, atingindo 12,6%.

Os resultados da análise, baseados no levantamento realizado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), destacam números positivos em comparação aos últimos dois anos. Em 2022, os principais aeroportos baianos movimentaram 8,7 milhões de passageiros, e em 2023, esse número cresceu para 9,5 milhões. Os voos internacionais também registraram um aumento de 36%, impulsionado pela abertura de novas rotas da Europa e da América Latina. Além disso, a taxa de permanência dos turistas na Bahia subiu de 5,7 dias em 2022 para 6,4 dias no ano seguinte.

As praças de pedágio nas rodovias baianas também evidenciam o aquecimento do turismo, registrando um aumento no fluxo de veículos. Em 2022, foram contabilizados 6,7 milhões de veículos, enquanto em 2023 esse número subiu para 7 milhões. Considerando exclusivamente a ocupação da rede hoteleira em Salvador, a taxa de ocupação cresceu de 59,2% para 63,8% no comparativo dos períodos.

Conforme a pesquisa, a recuperação dos postos de trabalho no setor turístico baiano foi outro dado importante identificado. Em 2020, cerca de 19 mil trabalhadores perderam seus empregos devido à pandemia. No entanto, entre janeiro de 2021 e novembro de 2023, foram geradas mais de 30 mil vagas de trabalho em atividades turísticas no estado, indicando uma reabilitação significativa do segmento.

Fonte: Bahia Notícia

Publicidade

Posts relacionados

Deitada em maca, sobrevivente acompanha velório de filha em acidente com 24 mortos na Bahia

Redação Remanso News

Deputado Estadual Adolfo Viana diz que aprovação da PEC transformará servidores em subservidores

Redação Remanso News

Bolsonaro passa bem após nova cirurgia, diz hospital

Redação Remanso News

Conheça mais sobre a história de Irmã Dulce, a Santa dos Pobres

Redação Remanso News

Bahia emite alerta contra dengue após número de casos da doença subir 94%

Redação Remanso News

Rodoviários, médicos, professores e bancários cruzam os braços nesta sexta-feira (28)

Redação Remanso News

Deixe um comentário