27.8 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Mais da metade dos 5.568 municípios brasileiros foi afetada por algum evento climático extremo, como tempestades, enchentes e secas no ano 2023
Geral

Mais da metade dos 5.568 municípios brasileiros foi afetada por algum evento climático extremo, como tempestades, enchentes e secas no ano 2023

O ano de 2024 deve ser ainda mais quente do que o de 2023, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em consequência das mudanças climáticas em curso somadas à ocorrência do fenômeno El Niño, de aquecimento das águas do Pacífico, que se estenderá até meados do ano.

Novos recordes de temperatura foram batidos em muitos lugares do mundo – inclusive no Brasil – em meio às ondas de calor registradas em 2023.

Segundo o novo relatório da OMM, agência da Organização das Nações Unidas (ONU), esses eventos representaram o início do colapso climático. Como o El Niño só deve se dissipar entre abril e junho de 2024, é possível esperar novas ondas de calor.

De acordo com relatório da OMM assinado pelo diretor-geral da organização Petteri Taalas, o principal fator por trás do aumento das temperaturas é o aquecimento global, mas o El Niño “tem impacto na temperatura global, especialmente no ano seguinte ao de sua formação, neste caso, 2024”. “Como resultado das temperaturas recordes da superfície e dos oceanos desde junho, 2023 deverá ser o ano mais quente já registrado até hoje, mas a previsão é de que o ano 2024 seja ainda mais quente.”

Por causa do fenômeno, em 2023, mais da metade dos 5.568 municípios brasileiros foi afetada por algum evento climático extremo, como tempestades, enchentes e secas. Segundo a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, 2.797 municípios foram reconhecidos em situação de emergência ou estado de calamidade pública. Ao todo, 14.541.438 pessoas foram afetadas e R$ 1,4 bilhão foram gastos na contenção de danos.

Fonte: Folha São Paulo, Foto arquivo REDEGN

publicidade

Posts relacionados

LBV entrega kits de enxovais para gestantes atendidas em Salvador

Redação Remanso News

“Construções de Sanitários na Zona Rural” beneficiam famílias da localidade de Angico dos Dias em Campo A. de Lourdes

Redação Remanso News

Golpes virtuais fazem 720 mil vítimas por ano

Redação Remanso News

Remanso: Paróquia Nossa Senhora do Rosário realizou missa dos vaqueiros

Redação Remanso News

Prefeito de Fartura do Piauí é Afastado Novamente Durante Votação na Câmara

Redação Remanso News

Aumento da área plantada de manga nos últimos anos tem preocupado produtores do Vale do São Francisco

Redação Remanso News

Deixe um comentário