19 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Mais da metade dos 5.568 municípios brasileiros foi afetada por algum evento climático extremo, como tempestades, enchentes e secas no ano 2023
Geral

Mais da metade dos 5.568 municípios brasileiros foi afetada por algum evento climático extremo, como tempestades, enchentes e secas no ano 2023

O ano de 2024 deve ser ainda mais quente do que o de 2023, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em consequência das mudanças climáticas em curso somadas à ocorrência do fenômeno El Niño, de aquecimento das águas do Pacífico, que se estenderá até meados do ano.

Novos recordes de temperatura foram batidos em muitos lugares do mundo – inclusive no Brasil – em meio às ondas de calor registradas em 2023.

Segundo o novo relatório da OMM, agência da Organização das Nações Unidas (ONU), esses eventos representaram o início do colapso climático. Como o El Niño só deve se dissipar entre abril e junho de 2024, é possível esperar novas ondas de calor.

De acordo com relatório da OMM assinado pelo diretor-geral da organização Petteri Taalas, o principal fator por trás do aumento das temperaturas é o aquecimento global, mas o El Niño “tem impacto na temperatura global, especialmente no ano seguinte ao de sua formação, neste caso, 2024”. “Como resultado das temperaturas recordes da superfície e dos oceanos desde junho, 2023 deverá ser o ano mais quente já registrado até hoje, mas a previsão é de que o ano 2024 seja ainda mais quente.”

Por causa do fenômeno, em 2023, mais da metade dos 5.568 municípios brasileiros foi afetada por algum evento climático extremo, como tempestades, enchentes e secas. Segundo a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, 2.797 municípios foram reconhecidos em situação de emergência ou estado de calamidade pública. Ao todo, 14.541.438 pessoas foram afetadas e R$ 1,4 bilhão foram gastos na contenção de danos.

Fonte: Folha São Paulo, Foto arquivo REDEGN

publicidade

Posts relacionados

Polícia investiga se motociclistas que morreram em acidente entre seis motos e um carro faziam manobras ‘arriscadas e proibidas’ entre Alagoinhas e Aramari

Redação Remanso News

Dr. Enilson ganha as eleições e se torna prefeito de Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Intimação: Justiça aceita check duplo azul do WhatsApp como prova judicial

Redação Remanso News

Aumento da área plantada de manga nos últimos anos tem preocupado produtores do Vale do São Francisco

Redação Remanso News

Justiça reduz penas de condenados pelo incêndio na boate Kiss

Redação Remanso News

Situação Critica da barragem de Sobradinho será Discutida em Salvador

Redação Remanso News

Deixe um comentário