25.2 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Política
  • Wellington Dias levará experiência do Brasil no combate à fome para reunião da CELAC no Chile
Política

Wellington Dias levará experiência do Brasil no combate à fome para reunião da CELAC no Chile

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Na próxima terça-feira (16), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, se reunirá com ministros e autoridades da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) para debater ações de segurança alimentar e nutricional e erradicação da fome na região. O encontro será realizado em colaboração com o governo chileno, em Santiago.

O objetivo da reunião é discutir o “Plano CELAC de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome 2030”, e aproveitar a experiência coletiva dos países da região para abordar questões urgentes relacionadas aos contextos e desafios para a segurança alimentar e nutricional.

Além de compartilhar experiências exitosas do Brasil na área de combate à fome e erradicação da pobreza, um dia antes do evento da CELAC, na segunda-feira (15), Wellington Dias participará de agendas bilaterais com o ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela, o subdiretor-geral e representante regional da FAO na América Latina, Mário Lubetkin, e com a ministra do Desenvolvimento Social e Família chilena, Javiera Toro Cáceres.

Na oportunidade, além de apresentar as propostas do governo brasileiro para garantir o direito à alimentação e a uma vida com dignidade, o ministro Wellington Dias também conhecerá experiências de seguridade alimentar desenvolvidas pelo governo local, como o Banco de Alimentos do Chile.

O objetivo é trocar experiências nas áreas de combate à fome, proteção social e dinamização das economias locais a partir de políticas públicas que garantam a dignidade e os direitos humanos fundamentais de todos e todas.
“A troca de experiências para combater a fome e garantir a inclusão dos mais pobres na economia é fundamental para garantir que o Brasil, o Chile e os demais países da nossa América Latina estejam unidos nessa missão”

afirmou Wellington Dias.


ALIANÇA GLOBAL

O direito à alimentação e a uma vida com dignidade está no centro das propostas da presidência brasileira à frente do G20, grupo que reúne as maiores economias do planeta. A proposta brasileira é criar uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a ser lançada na Cúpula de Chefes de Estado e de Governo, que acontecerá em novembro, no Rio de Janeiro.
No Brasil, a missão de articular e formar a aliança é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). “Queremos, com uma aliança global, dar suporte e impulso político, recursos financeiros e cooperação técnica para apoiar a implementação direta de políticas de sucesso comprovado, em cada país que quiser participar. A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é o caminho para trabalharmos juntos e focados em vencer esse desafio”, explicou o ministro Wellington Dias.

Publicidade

Posts relacionados

Mensagem de Natal e Ano novo de Isaac Carvalho e família

Redação Remanso News

Toque de recolher em Itabuna, Itapetinga e Itaberaba é publicado no Diário Oficial do Estado

Redação Remanso News

Dinheiro do Fundo Partidário é usado para comprar vinhos, chocolate e mel

Redação Remanso News

Denúncia contra Lula e Dilma segue para a justiça federal no DF

Redação Remanso News

Justiça Eleitoral inicia propaganda com o objetivo de conscientizar sobre a importância de não repassar notícias falsas

Redação Remanso News

Dilma Rousseff descarta presidência, mas cogita ser candidata a senadora ou deputada

Redação Remanso News

Deixe um comentário