27.9 C
Remanso, BR
12 de março de 2026
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Flávio Bolsonaro classifica posicionamento do Brasil sobre EUA X Irã inaceitável
Destaque Política

Flávio Bolsonaro classifica posicionamento do Brasil sobre EUA X Irã inaceitável

Segundo o senador, o País também não deveria escolher o lado “moralmente errado” ao se posicionar sobre conflitos

Foto: Divulgação/Reprodução

O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) classificou como “inaceitável” o posicionamento divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), que condenou e expressou “grave preocupação” com os ataques dos Estados Unidos e Israel contra o Irã neste sábado, 28.

“Ao adotar uma postura de apoio político a Teerã neste momento, o Brasil se coloca do lado errado de um conflito grave e ignora a natureza objetiva do regime que está defendendo”, afirmou Flávio, que deve enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial de outubro, em uma publicação no X

Ele afirmou que o Brasil não precisa se envolver em “conflitos regionais”, nem assumir protagonismo em disputas nas quais não está envolvido.

Segundo o senador, o País também não deveria escolher o lado “moralmente errado” ao se posicionar sobre conflitos. O posicionamento do governo, ele disse, legitima o regime iraniano, que financia e apoia organizações terroristas e “promove instabilidade e ameaça países parceiros do nosso próprio interesse estratégico.”

“Política externa responsável exige prudência e clareza. Neutralidade não é sinônimo de complacência, e contenção não pode significar apoio indireto a regimes que promovem terror, desestabilização e sofrimento”, ele escreveu.

O senador ainda expressou solidariedade com Emirados Árabes Unidos, Bahrein e outros países que foram alvos de ataques iranianos em retaliação à ofensiva dos EUA e Israel.

O posicionamento brasileiro

O governo brasileiro divulgou neste sábado, 28, uma nota em que condena o ataque de Estados Unidos e Israel contra o Irã e em que defende a negociação entre as partes para evitar a escalada de hostilidades.

Na nota, o Itamaraty pede aos envolvidos que respeitem o direito internacional e “exerçam máxima contenção, de maneira a evitar a escalada de hostilidades e a assegurar a proteção de civis e da infraestrutura civil”.

O governo diz ainda que as embaixadas brasileiras na região acompanham os desdobramentos das ações e recomenda que os brasileiros na região estejam atentos às orientações de segurança das autoridades locais nos países em que estiverem.

A posição brasileira se alinha à de outros líderes mundiais, que manifestaram preocupação com o conflito. Os líderes da União Europeia, por exemplo, divulgaram uma declaração conjunta neste sábado pedindo moderação e o envolvimento da diplomacia regional, na esperança de “garantir a segurança nuclear”.

Fonte: Estadão

Posts relacionados

Campeonato Remansense de Futebol 2019 começo grandes jogos

Redação Remanso News

Famílias com renda de até R$ 9 mil poderão ter acesso ao Minha Casa, Minha Vida

Redação Remanso News

Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran

Redação Remanso News

O Brasil amanheceu em Greve geral

Redação Remanso News

Cenário hídrico da barragem de Sobradinho continua positivo até início de 2019, diz Chesf

Redação Remanso News

Três cidades do Brasil podem ter atingido imunidade coletiva contra a covid-19, diz pesquisa

Redação Remanso News

Deixe um comentário