31.7 C
Remanso, BR
29 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Mundo
  • EUA prometem ‘resposta arrasadora’ em caso de ataque nuclear norte-coreano
Mundo Notícias

EUA prometem ‘resposta arrasadora’ em caso de ataque nuclear norte-coreano

Secretário americano de Defesa reafirmou o compromisso de Washington com a defesa de ‘aliados fundamentais como a Coreia do Sul’

EUA

secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, alertou nesta sexta-feira (3), em Seul, na Coreia do Sul, que o governo americano responderá de forma “efetiva e arrasadora” em caso de um hipotético ataque nuclear da Coreia do Norte contra o país ou algum aliado.
O regime de Kim Jong-un “continua lançando mísseis, desenvolvendo seu programa de armas nucleares e com discurso e comportamento ameaçadores”, afirmou Mattis durante um encontro com o colega sul-coreano, Han Min-koo, no segundo e último dia de visita à Coreia do Sul.
“Qualquer ataque sobre os Estados Unidos ou sobre nossos aliados, e qualquer uso de armas nucleares, dará lugar a uma resposta efetiva e arrasadora”, disse em declarações, segundo a agência “Yonhap”.
Em sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o cargo, o secretário americano reafirmou o compromisso de Washington com a defesa de “aliados fundamentais como a Coreia do Sul”, uma aliança que permanece “selada”, segundo ressaltou.
A visita de Mattis ocorre após Pyongyang realizar o teste de um míssil intercontinental, experimento que, se for executado com sucesso, significaria mais um passo no desenvolvimento de uma arma nuclear capaz de alcançar o território americano.
Depois da reunião com o ministro sul-coreano, o chefe do Pentágono deve viajar nesta sexta-feira ao Japão onde irá se encontrar com o primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, e com a colega japonesa, Tomomi Inada.
Os dois aliados se dispunham a receber Mattis com certo incômodo perante a imprevisível política externa de Trump e depois que o novo presidente dos Estados Unidos ameaçou durante a campanha eleitoral retirar as tropas americanas do Japão e da Coreia do Sul pelo elevado custo que isso representa.

DO G1

Posts relacionados

Fim de ano: Veja como fica o funcionamento das agências da Coelba

Redação Remanso News

Seis vereadores de Santo Amaro perdem mandato por compra de voto em 2012

Redação Remanso News

Estrada intransitável de Remanso a campo alegre de Lurdes

Redação Remanso News

Nos EUA: Academia inova e cria ‘bolhas’ para clientes treinarem durante a pandemia

Redação Remanso News

Manobras militares chinesas indicam planos de bloqueio de Taiwan

Redação Remanso News

Justiça derruba liminar que suspendia aumento de imposto sobre combustíveis

Redação Remanso News

Deixe um comentário