29.7 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Gás de cozinha fica mais caro a partir desta quarta; novo valor é 12,2% maior
Brasil

Gás de cozinha fica mais caro a partir desta quarta; novo valor é 12,2% maior

A partir desta quarta-feira (6) o botijão de gás de 13kg (mais utilizado nas residências) ficará em média 12,2% mais caro. O aumento foi anunciado nesta terça (5) pela Petrobras. A empresa também informou reajuste de 2,5% nos preços de comercialização às distribuidoras do GLP (gás liquefeito de petróleo) destinado aos usos industrial e comercial. A justificava utilizada para o aumento foi a de estoques muito baixos e eventos extraordinários, como os impactos do furacão Harvey na maior região exportadora mundial de GLP, nos Estados Unidos. De acordo com a Petrobras, o cenário de baixa oferta e de alta na cotação externa foi considerado no ajuste do gás de botijão para uso residencial.

A estatal afirmou, entretanto, que o reajuste aplicado “não repassa integralmente a variação de preços do mercado internacional”. O Gemp fará nova avaliação do comportamento do mercado no próximo dia 21.

A Petrobras destacou que o reajuste previsto foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. Se for integralmente repassado aos preços ao consumidor, a empresa indicou que “o preço do botijão de GLP P-13 pode ser reajustado, em média, em 4,2% ou cerca de R$ 2,44 por botijão, isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos”.

A Petrobras reajustou também os preços de venda às distribuidoras do GLP destinado aos usos industrial e comercial. O aumento médio de 2,5% entra em vigor amanhã (6).

Sindigás

Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) estimou que o reajuste para o gás residencial ficará entre 11,3% e 13,2%, de acordo com o polo de suprimento.

Como o aumento não repassa de forma integral a variação de preços do mercado internacional, a entidade calculou que o preço do produto destinado a embalagens até 13 quilos ficará 16,56% abaixo da paridade de importação. Segundo o Sindigás, isso inibe investimentos privados em infraestrutura no setor de abastecimento.

Em relação ao reajuste nos preços do gás industrial, para embalagens acima de 13 quilos, o Sindigás indicou que a variação será entre 2,4% a 2,6%, dependendo do polo de suprimento.

O sindicato externou preocupação com o reajuste para o gás industrial, porque “afasta ainda mais o preço interno dos valores praticados no mercado internacional, impactando justamente setores que precisam reduzir custos”.

De acordo com o Sindigás, esse aumento levará o valor do produto destinado a embalagens maiores que 13 quilos a ficar 39,94% acima da paridade de importação.

Posts relacionados

Conta de luz vai ficar mais cara em julho, diz Agência Nacional de Energia

Redação Remanso News

Justiça condena TIM a pagar multa de R$ 2 milhões por danos coletivos

Redação Remanso News

Covid-19: Ministro Marco Aurélio nega pedido de Bolsonaro para barrar medidas de isolamento

Redação Remanso News

Comissão aprova uso de recursos de fundo do FGTS em infraestrutura de saúde

Redação Remanso News

TCU aponta falhas do governo na crise hídrica e energética

Redação Remanso News

Governo autoriza reajuste de 9,32% nos serviços prestados pelos Correios

Redação Remanso News

Deixe um comentário