24.5 C
Remanso, BR
29 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • CNJ decidirá se desembargadores afastados do TJ-BA poderão concorrer a eleições internas
Notícias

CNJ decidirá se desembargadores afastados do TJ-BA poderão concorrer a eleições internas

Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ BN

O presidente interino do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Augusto Lima Bispo, fez uma consulta ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a possibilidade de desembargadores afastados por força de decisão judicial a manter candidaturas a presidente em eleições de tribunais. A consulta deve ser votada em sessão plenária na próxima terça-feira (3) no CNJ.

A consulta foi feita diante do afastamento de dos desembargadores José Olegário Monção Caldas e Maria da Graça Osório Pimentel, candidatos a presidência do TJ-BA. Eles foram afastados por decisão do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no curso da Operação Faroeste.

Segundo Lima Bispo, logo que assumiu o posto, preocupado com a condução da eleição da Corte, procurou o ministro Og Fernandes para tratar do assunto. O ministro o disse que a possibilidade de manter as candidaturas dos afastados era uma questão interna corporis do tribunal. Com a resposta do ministro, decidiu fazer uma consulta abstrata no CNJ, pois se fizesse em um caso concreto, o órgão não responderia a consulta. A relatoria do pedido está com o conselheiro Luciano Frota, que já se comprometeu com membros do TJ-BA a levar a questão para a sessão plenária da próxima terça.

A desembargadora Lisbete Teixeira, corregedora-geral de Justiça, informou que esteve com o conselheiro em Maceió, Alagoas, durante a premiação do CNJ, e que ele lhe contou que está estudando a questão, pois não há precedentes no país sobre a situação. Se o CNJ permitir a candidatura de membros afastados, Olegário e Maria da Graça poderão concorrer as eleições, mas podem ter perdido força política dentro do tribunal. Nos últimos dias, desde a deflagração da Operação Faroeste, o nome do desembargador Lourival Trindade tem ganhado força e apoio para presidir a Corte baiana.

BN

Posts relacionados

Lula e aliados querem Mercadante fora do governo, diz site

Redação Remanso News

Remanso:Pré-candidato Zé Filho PSD-55 recebeu em sua Casa o Pré-candidato a vereador Cristiano Marques e o empresário Yata Tur

Redação Remanso News

Rombo deixado por Lula e Dilma no Banco do Nordeste é de R$ 1,5 trilhão

Redação Remanso News

Casos de sarampo e poliomielite aumentaram em todo o mundo, diz relatório da OMS

Redação Remanso News

Chuvas voltam a cair em Minas Gerais e Rio Sâo Francisco volta a subir na Região da Nascente

Redação Remanso News

Vereador Valdir do Feijão de Remanso prestigia final da Copa Fidalgo em Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Deixe um comentário