27.8 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Política
  • Faroeste: PGR denuncia 4 desembargadores e 3 juízes por venda de decisões no TJ-BA
Política

Faroeste: PGR denuncia 4 desembargadores e 3 juízes por venda de decisões no TJ-BA

Um total de 15 pessoas, entre elas quatro desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e três juízes estaduais, foram denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), nesta terça-feira (10), pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. A lista de denunciados inclui os desembargadores Maria da Graça Osório Pimentel, José Olegário Monção Caldas, a ex-presidente do TJ-BA Maria do Socorro Barreto Santiago e o atual presidente do Tribunal Gesivaldo Nascimento Britto; os juízes Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, Marivalda Almeida Moutinho e Márcio Reinaldo Miranda Braga; e os operadores e beneficiados Antônio Roque do Nascimento Neves, Júlio César Cavalcanti Ferreira, Karla Janayna Leal Vieira, Adailton Maturino dos Santos, Márcio Duarte Miranda, Geciane Souza Maturino dos Santos, José Valter Dias e Joílson Gonçalves Dias.

De acordo com a PGR, a ação é decorrente de inquérito instaurado a partir da descoberta de indícios da existência de uma organização criminosa que operou entre 2013 e 2019, e que tem como principal operador Adaílton Maturino dos Santos. A ação foi encaminhada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

As investigações apontam para um esquema envolvendo a venda de sentenças e outros crimes que tinham como propósito permitir a grilagem de terras na região oeste da Bahia. Sob justificativa de “complexidade do caso” e “apreensão de novos elementos de prova”, os investigadores solicitaram ao relator, ministro Og Fernandes, a continuidade das investigações.

A denúncia traz detalhes do esquema e revela uma atuação dos envolvidos através de três núcleos: o judicial, o causídico e o econômico. Segundo informações divulgadas pela PGR, o núcleo econômico era formado por produtores rurais que pagavam por ordens judiciais que os permitissem legitimar a posse e a propriedade de imóveis onde exerciam as suas atividades. O jurídico contava com desembargadores, juízes e também servidores do TJ-BA. Por último o causídico era formado por advogados que intermediavam as negociações entre membros dos núcleos jurídico e econômico, formalizavam os acordos e adotavam as providências judiciais e extrajudiciais necessárias para garantir o proveito obtido com as decisões judiciais negociadas.

Quanto ao conjunto de provas que sustentam a acusação, a PGR cita análise de dados telefônicos e bancários dos envolvidos, sobretudo dos membros do núcleo judicial denunciados, e seu relacionamento com os demais operadores do esquema. Foram verificados, entre outras provas, troca de ligações em datas próximas a atos processuais, contatos variados com advogados ligados a outros integrantes do esquema, além de movimentações financeiras classificados como “de valores expressivos, em espécie e sem a indicação da origem”. Conforme a denúncia, integrantes do núcleo judicial atuaram em ações envolvendo centenas de milhares de hectares de terras localizadas na região oeste do estado.

BN

Posts relacionados

Bastidores:Lula perde espaço no Planalto

Redação Remanso News

Mensagem de Natal e Ano Novo do deputado Reinaldo Braga e família

Redação Remanso News

Se for mesmo afastada, Dilma deve passar até oito meses fora do Brasil

Redação Remanso News

PT avalia ‘plano B’ após oficializar candidatura de Lula

Redação Remanso News

Em solenidade, Tum recebe diploma de deputado estadual

Redação Remanso News

Senado Pode Votar Medidas Para Revitalizar o Rio Sâo Francisco

Redação Remanso News

Deixe um comentário