25.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Estados e municípios ainda não prestaram conta da verba de educação
Bahia Destaque

Estados e municípios ainda não prestaram conta da verba de educação

ee9c168df623aa2592e26bd293e535bf

A pouco mais de 15 dias para o fim do prazo, apenas 963 municípios prestaram contas dos investimentos feitos em educação em 2014, o que equivale a 17,29% do total de cidades do país. Os mais de 80% municípios que ainda não prestaram contas têm até o dia 30 de abril para fazê-lo. Caso contrário, terão problemas para receber recursos de convênios ou firmar novas parcerias com o governo federal.

Os dados são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A prestação de contas deve ser feita no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação, disponível no site do FNDE. Até agora, nenhum município de Roraima ou Amapá transmitiu os dados. No Maranhão, apenas dez, o que equivale a 4,6% dos municípios prestaram contas. Na outra ponta, em Sergipe, 36, ou 48% dos municípios do estado transmitiram os dados.

Os estados também devem enviar a prestação de contas. O prazo é, no entanto, maior, até o dia 31 de maio. Até o momento, nenhum estado ou o Distrito Federal prestou contas dos investimentos em educação feitos no ano passado.

Pela Constituição, os entes federativos devem investir no mínimo 25% do que arrecadam em educação. Se o estado ou município não investir esse mínimo em manutenção e desenvolvimento do ensino, o FNDE envia, automaticamente, um comunicado aos tribunais de contas estaduais e ao Ministério Público informando o descumprimento da norma.

Quem não cumprir o prazo ou não conseguir comprovar o investimento mínimo fica inadimplente no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias do governo federal. Com isso, deixa de receber recursos de transferências voluntárias da União e fica impossibilitado de firmar novos convênios com órgãos federais.

Posts relacionados

PM divulga resultado final do concurso de 2012

Redação Remanso News

Remanso: Caixa amplia horário de abertura para atender auxilio emergencial

Redação Remanso News

Juazeiro: Justiça obriga Estado da Bahia a emitir documentos de moradores de rua

Redação Remanso News

Utilidade Publica: Tombamento de imóveis o que você precisa saber

Redação Remanso News

UPB convoca TCM, TCU e CGU para apurar obras federais paradas no interior

Redação Remanso News

BRASIL: Caixa fecha cerco a inadimplentes do Minha Casa e imóveis serão retomados

Redação Remanso News

Deixe um comentário