28.6 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Secretaria de Igualdade e Assistência Social de Remanso promove caminhada contra o trabalho infantil dia (18)
Destaque

Secretaria de Igualdade e Assistência Social de Remanso promove caminhada contra o trabalho infantil dia (18)

images (8)

Em defesa da luta contra o trabalho infantil a Secretaria de Igualdade e Assistência Social e a Prefeitura de Remanso, realizara uma caminhada  contra o trabalho infantil dia (18) de setembro 2015

Segundo a secretaria Maria Anália Macedo de Miranda

O Pacto Mundial para combate ao Trabalho Infantil foi definido pela ONU com o objetivo de erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2017 e todas as formas até 2020.

images (9)

O Brasil ainda tem mais de 1 milhão de crianças que são levadas ao trabalho infantil pelas suas condições de pobreza e vulnerabilidade social. No PNAD( 2013) consta 291.238 cidadãos em situação de trabalho infantil no estado da Bahia. Atualmente, 43% dos casos de trabalho infantil do Nordeste estão concentrados na Bahia. Segundo o Ministério Público contabiliza-se que as crianças com as piores condições de trabalho estão aqui. Dentro do estado a cidade de Remanso está entre os 126 municípios com os maiores índices  de  trabalho infantil. São 524 menores acometidos no trabalho doméstico,  ambulantes, auxiliando na agricultura e em empreendimentos familiares.

Os impactos físicos e psicológicos causados pelo trabalho infantil apontam para o drama da infância interrompida, causando prejuízos à formação e ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

A realidade do trabalho infantil demonstra a intolerável violação dos direitos humanos e a negação de princípios fundamentais expostos na Carta Magna de 1988, como são, por exemplo, os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta.

Desde abril o governo Dias Melhores para Todos trabalha para construir uma consciência de negação às várias formas de trabalho, bem como, combate à exploração sexual e uso de bebidas alcoólica entre crianças e adolescentes.

download

Em abril e maio uma campanha foi lançada nas ruas de Remanso com a afixação de 40 placas no centro, periferia e lugares estratégicos como cais e prainha. Durante a micareta todos os trios exibiram cartazes e advertências ao trabalho infantil. Em Junho a Secretaria de Assistência Social inseriu na Conferência Municipal da Saúde e no Fórum Municipal da Educação, no Conselho Municipal de Assistência Social e na Conferência Municipal da Criança e do Adolescente a     problemática do trabalho infantil em Remanso. Foram distribuídos para todas as autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário o “catavento” colorido símbolo do combate ao trabalho infantil. Em junho houve reuniões com a sociedade civil nos Centros de Referencias de Assistência Social (CRAS) entre os beneficiários do Programa Bolsa Família e articulação entre secretarias, estudo de campo no lixão da cidade, busca ativa  na feira livre, com o objetivo de mobilizar e conscientizar a sociedade sobre essa problemática.

images (11)

Em julho a Secretaria Municipal de Igualdade e Assistência Social adequou-se ao novo ordenamento dos seus serviços, especialmente os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que acontecem diariamente nos CRAS da Vila Santana e Área Industrial e no antigo PETI e logo também na Malhadinha e Vila Aparecida.

Novas Oficinas estão sendo implantadas com equipe de novos orientadores sociais e Facilitadores das oficinas, com a compra de 100 instrumentos musicais novos como violões, flautas e violinos. Este trabalho é a principal estratégia desenvolvida pela Assistência Social para engajar crianças e adolescentes ao ritmo de sua infância e juventude.

Há ainda a implantação da equipe técnica que coordena todas as Ações Estratégicas do PETI que junto ao CREAS estão construindo o mapa do trabalho infantil de Remanso, cadastrando e criando um banco de dados estratégico para prospectar as novas ações do Governo Municipal contra o trabalho infantil.

A próxima ação a ser realizada no busca da erradicação do trabalho infantil é uma audiência pública que provocará a ação dos atores públicos para discutir formalmente a realidade do trabalho infantil na Bahia e em Remanso.

Serão expostas as políticas públicas e o seu respectivo alcance para erradicar o trabalho infantil, bem como, os impactos psicológicos e físicos do trabalho infantil. Deverá ser gerado um documento público afirmando o compromisso da sociedade e poder publico com a Erradicação do Trabalho Infantil no município de Remanso – BA

images (12)

Neste momento queremos levar às ruas de Remanso a problemática do trabalho infantil para quebrar o silêncio da infância interrompida de tantos meninos e meninas de nossa cidade. convidamos todos para fazer parte de nossa programação no  dia 18 de setembro que se iniciará com uma Caminhada Contra o Trabalho Infantil e em seguida, teremos um dia de ações em defesa das crianças e adolescentes na Praça Manoel Firmo Ribeiro.

O Site Remansonews.com poderá contribuir enormemente com a divulgação desse grande evento em nossa cidade.

images (13)

Segue nossa programação com os devidos horários.

Inicio da caminhada em frente a Churrascaria Mirassol 08h00min;

Fala da Coordenadora e da Secretária de Assistência Social e demais Secretários 10h00min;

Apresentação do SCFV e Oficinas. (Técnicas de Referência) 10h30min;

Apresentação da Oficina de Capoeira 10h40min;

Apresentação da Oficina de  Karatê 11h40min;

Apresentação da Oficina de futebol 11h20min;

Apresentação da oficina de HIP-HOP 11h40min;

Apresentação da oficina de violino 12h00min;

Apresentação da oficina de flauta, violão e percussão 12h20min;

Apresentação de oficina de confecção de pipa;

Apresentação de oficina de pintura em tela;

Distribuição de lanche: cachorro quente, pipoca, algodão doce e picolé.

Encerramento 12:40min.

 

Atenciosamente,

Maria Anália Macedo de Miranda

Secretária Municipal da Igualdade e Assistência Social.

thumbs

Informações adicionais: Mαcileide  Mαttσѕ

Redação:Remanso News.com

confira audio:

Posts relacionados

Minirreforma trabalhista aumenta contrato temporário para 120 dias; veja mudanças

Redação Remanso News

Cerca de 2 milhões de mesários devem participar das eleições deste ano

Redação Remanso News

Dilma assina medida provisória que mantém política de reajuste do mínimo

Redação Remanso News

Gestantes carentes de Campo Alegre de Lourdes recebem kits de natalidade

Redação Remanso News

Globo É Condenada Em R$ 300 Mil E Perde Os Direitos De Transmissão De Clube Da Série A; Saiba Qual

Redação Remanso News

Conselheiros Tutelares Tomam Posse E Iniciam O Mandato Em Petrolina 

Redação Remanso News

Deixe um comentário