31.6 C
Remanso, BR
1 de maio de 2024
Remanso News
Petrolina

Internet 4,5G já é realidade em Pernambuco

O pernambucano vai terminar o ano mais conectado. É que os últimos meses marcaram a expansão da tecnologia 4,5G no Estado – rede de internet móvel que oferece velocidades até dez vezes maiores que o 4G convencional sem nenhum custo adicional para o cliente. Tanto que cerca de 50 cidades pernambucanas já têm acesso à tecnologia.

Também chamado de 4G+, o 4,5G oferece mais velocidade de conexão porque agrega várias faixas de radiofrequência. “Ao combinar diferentes faixas, aumenta-se o tamanho da banda e, consequentemente, se ganha uma significativa melhoria na troca e volume de informações trafegadas”, explicou o gerente de engenharia da TIM, Homero Salum.

Por isso, o 4,5G só começou a ser implantado no Brasil após o desligamento do sinal analógico de televisão, que liberou a faixa de 700MHz para a telefonia. “Com isso, as teles passaram a agregar a ‘nova’ faixa ao sistema, evoluindo para o LTE Advanced – nome técnico do 4G+ ou 4,5G”, acrescentou Salum, destacando que a Tim foi uma das primeiras a disponibilizar a rede e, por isso, já oferece o 4,5G em 48 cidades de Pernambuco.

Com o sucesso da empreitada, as demais operadoras também passaram a investir no 4,5G. E, hoje, a tecnologia já é oferecida pelas principais teles do Estado. É que a Oi passou a oferecer o serviço neste fim de ano para fazer frente aos concorrentes, que, por sua vez, têm ampliado a abrangência do 4,5G.

“Investimos para a rede ficar mais robusta e o cliente ter uma melhor experiência, com mais velocidade de tráfego”, contou o diretor de varejo da Oi no Nordeste, Eneias Bezerra. Ele disse ainda que esse investimento está dentro dos R$ 140,7 milhões aplicados em Pernambuco neste ano e melhorou a conectividade do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.

Cidades como Ipojuca, Tamandaré e Caruaru também podem desfrutar do 4,5G. É que a Claro aproveitou a chegada do verão para levar a tecnologia às cidades que mais recebem turistas no Estado, assim como a Vivo, que também disponibiliza a tecnologia em Gravatá e Vitória de Santo Antão.

“Estamos evoluindo porque o 4,5G facilita a vida do usuário, oferecendo mais franquia e conteúdo. Você pode, por exemplo, baixar um filme em 15 minutos e andar na rua vendo série em 4K. E isso fideliza o cliente”, afirmou o diretor regional da Claro, André Peixoto, explicando que o 4G oferece uma velocidade de 30 a 40 megabits por segundo, enquanto o 4,5G amplia essa banda para até 100 megabits por segundo.

Peixoto ainda disse que, pelo retorno que a empresa tem na ampliação do uso de dados, o investimento vale à pena. É que as telefônicas não precisam de novas antenas para entrar na rede 4,5G. Basta trocar os equipamentos das torres já existentes por estações mais modernas.

É preciso lembrar, porém, que nem todos os consumidores têm acesso ao 4,5G, pois o chip 4G não é suficiente para receber a tecnologia. O smartphone também precisa estar adaptado à rede. E, hoje, só os aparelhos mais modernos como o iPhone 6S, o Moto G5 Plus, o LG G5 e o Galaxy A5 estão prontos para o 4,5G. “Com o telefone adaptado, porém, o cliente não precisa fazer nada, nem pagar nenhum adicional para receber o serviço”, afirmou Peixoto.

Ele ainda disse que mesmo quem ainda não tem esses smartphones de última geração tem melhorias na internet móvel com a chegada do 4,5G. “A modernização da rede móvel permite que todos os usuários consigam melhor qualidade de sinal e performance para navegar em velocidades superiores. É como construir uma nova estrada ao lado da que existia: melhora para quem trafega na nova, mas também para quem continua usando a estrada que já existia, pois o movimento diminui”, garantiu, lembrando que a tendência é que cada vez mais consumidores tenham internet móvel de alta velocidade nos próximos anos, com a expansão do 4,5G e até a chegada do 5G.

(Folha PE)

Posts relacionados

25º CIPM e Policia Civil, em operação apreendem caminhão pipa, em suspeita de fraude com 10 GPS,de outros caminhões pipas em Campo Alegre de Lourdes.

Redação Remanso News

Jiu-Jitsu de Casa Nova é destaque em Petrolina

Redação Remanso News

Prefeitura de Petrolina reafirma parceria com importantes instituições do município

Redação Remanso News

Faculdade de Petrolina se compromete a deixar de cobrar taxas irregulares, diz Ministério Público

Redação Remanso News

Petrolina está em situação de médio risco de infestação pelo Aedes aegypti, aponta levantamento

Redação Remanso News

Primeira palestra do varejo em ação 2017 acontece dia 11 de julho em Petrolina

Redação Remanso News

Deixe um comentário