25 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
Notícias Sobradinho

CHESF espera ampliar armazenamento de Sobradinho

reservatoriosobradinho

Reservatório está com 1,6% de seu volume útil

As chuvas que caíram no Rio São Francisco na região de Minas Gerais e as medidas preventivas tomadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), Ibama e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco estão permitindo expectativa de melhora do cenário no reservatório de Sobradinho (BA).

O superintendente de Operação da Chesf, João Henrique Franklin, afirmou, no dia 25/11, durante o XXI Simpósio de Recursos Hídricos, realizado em Brasília, que mesmo diante dos cenários pluviométricos desfavoráveis na bacia do rio São Francisco, a previsão da Chesf é de que o reservatório de Sobradinho passe a aumentar seu volume, após atingir 1% de seu volume útil. Atualmente, o reservatório está em 1,6%.

O armazenamento seria ampliado com a ajuda das chuvas previstas e também das medidas restritivas de redução das vazões, atualmente em 900m3/s e com forte possibilidade de chegar a 800m3/s já no início de dezembro.

Ele lembrou ainda que a matriz energética da região Nordeste mudou nos últimos anos, não sendo mais dependente apenas das hidrelétricas, mas sim de uma interligação de fontes eólicas e térmicas. “A operação futura na bacia do São Francisco será muito mais considerando os usos múltiplos da água, do que energética”, concluiu.

Ascom Chesf

Posts relacionados

Vacina de Oxford tem eficácia de 100% contra formas graves de Covid-19, diz AstraZeneca

Redação Remanso News

Expectativa é que ocorra chuvas em novembro para manter situação do Rio São Francisco confortável, de acordo com a Chesf

Redação Remanso News

Líder da Igreja Mundial do Poder de Deus é esfaqueado no pescoço durante culto

Redação Remanso News

TRT processará apenas medidas urgentes durante plantão de fim de ano

Redação Remanso News

Comitê do São Francisco Emite Nota Sobre Manchas Escuras nas Águas do Rio

Redação Remanso News

Casamento de Barack Obama e Michelle chega ao fim, diz site

Redação Remanso News

Deixe um comentário