27.5 C
Remanso, BR
6 de junho de 2020
Remanso News
  • Home
  • Esportes
  • Jogos disputados marcam fase inicial da Copa América
Esportes

Jogos disputados marcam fase inicial da Copa América

Quando Chile x Uruguai e Equador x Japão e entrarem em campo, logo mais às 20h, no Maracanã, estarão fechando a fase de grupos da Copa América. O confronto, um dos mais esperados desta primeira fase, é uma espécie de prêmio para a competição que, se não foi de tirar o fôlego até agora, teve seus bons momentos. Os altos preços dos ingressos culminaram em estádios com baixo público. Essa foi a marca negativa da primeira fase da Copa América no Brasil.

Mas, o que ninguém pode dizer é que não tivemos disputa. Com ausência do futebol brilhante dos favoritos, aliado ao empenho tático dos mais fracos, a competição está equilibrada. Das doze seleções participantes, apenas a Bolívia, que estava no grupo do Brasil, não conseguiu pontuar nos três jogos. O Equador, que ainda vai jogar hoje, também não pontuou. E apenas duas seleções, Colômbia, que venceu ontem, e o Chile, que joga logo mais, estão com cem por cento de aproveitamento. E também foram as únicas que chegaram à última rodada com a classificação garantida para as quartas de final.

Conto do Cisne

A Seleção Chilena, aliás, tem uma curiosa e vitoriosa relação recente com a Copa América. Os atuais bicampeões venceram em casa, em 2015 e, em 2016, na Copa América centenária, nos Estados Unidos. Os títulos para o Chile, foram uma espécie de “Canto do Cisne”, uma expressão que surgiu de uma crença antiga em que o cisne, ao pressentir a chegada da morte, deixava de ser mudo e cantava uma bela canção de despedidas.

A seleção, óbvio, está aí, mas não se classificar para a Copa do Mundo da Rússia foi um duro golpe em uma das mais talentosas gerações do futebol chileno. O Chile, na verdade, quer ser Fênix, que segundo a mitologia grega, era uma ave que morria, mas ressurgia das cinzas. E a Copa América parece ser o cenário perfeito para La Roja.

Mas nenhuma outra seleção se sente mais dona da Copa América que o Uruguai. Com quinze títulos, é a maior vencedora do torneio, quase o dobro de conquistas do Brasil que tem oito. A celeste olímpica, diferente do adversário de hoje, ainda não está classificada, mas um empate é o suficiente para chegar as quartas de final.

O início avassalador e impiedoso com o 4 x 0 sobre o Equador, foi freado pelo frustrante e polêmico empate por 2 x 2 com o Japão na rodada passada. O Uruguai é daquelas seleções que, salvo um jogador ou outro, é possível conhecer o time decorado, principalmente o ataque com Edinson Cavani e Luis Suárez.

Se você ainda não ficou empolgado com a Copa América, Chile x Uruguai é uma boa oportunidade para isso.

Com ausência do futebol brilhante dos favoritos, aliado ao empenho tático dos mais fracos, a competição está equilibrada. O fator negativo da competição é a ausência de um Grande público.

DN

Posts relacionados

Jogos de Hoje – Brasileirão – 1ª Rodada

Redação Remanso News

Atacante do Botafogo tem prisão decretada por não pagar pensão

Redação Remanso News

Seleção de Remanso retorna aos treinos de olho nas competições de 2015

Redação Remanso News

Fora de casa, Bahia vence o CSA pela Copa do Nordeste

Redação Remanso News

Tite admite pressão por título na Copa América: ‘Tem que ganhar’

Redação Remanso News

Guto Ferreira comemora chegada de novos reforços e elogia Cajá: “Fez sua melhor partida”

Redação Remanso News

Deixe um comentário