25.7 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • No mês da Black Friday, Procon de Juazeiro dá dicas para consumidor na hora das compras
Destaque Geral

No mês da Black Friday, Procon de Juazeiro dá dicas para consumidor na hora das compras

Com a proximidade da “Black Friday”, muitos consumidores já ficam de olho nos produtos que precisam esperando pagar por eles um preço mais em conta.

Para que essas aquisições sejam realmente boas e que os consumidores evitem problemas, a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Juazeiro), órgão vinculado à Prefeitura Municipal, dá dicas importantes.

O coordenador do Procon Juazeiro, Carlos Macedo, ressalta que, quando o assunto é “promoção”, cabe ao consumidor uma reflexão para não engrossar o índice de superendividamento. “Muitas vezes compramos por compulsão. Por isso, antes da compra, é importante analisar se existe, realmente, uma vantagem na oferta ou se trata apenas de uma armadilha de desconto”, informa o coordenador do órgão.

Entre as dicas valiosas estão:

– Pense se a compra é realmente necessária;

– Planeje se o gasto caberá em seu orçamento;

– Faça uma pesquisa do histórico de preços do produto;

– Saiba de quem você está comprando, para evitar cair em golpes;

– Em casos de sites, verifique se está disponível o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), telefone de contato, endereço e CNPJ;

– Fotografe vitrines e printe a tela do celular, tablet ou computador e seus respectivos preços, para que assim, possa comparar se está diante de uma real redução de valores;

– Prefira comprar de lojas conhecidas ou indicadas por amigos e familiares. Pesquise a reputação em sites que avaliam lojas virtuais. Os comentários de consumidores nas redes sociais podem servir de suporte nesse caso;

– Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS ou anunciadas nas redes sociais, especialmente de lojas desconhecidas.

Trocas e devoluções

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o direito de troca ou devolução, no prazo de sete dias, para compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como por exemplo, aquisições feitas em sites, telefone ou em domicílio, desde que o vendedor não porte o produto à pronta entrega.

“Já os produtos adquiridos na loja física, cumprem a política de troca dos respectivos estabelecimentos, exceto em casos de defeitos, que existe a garantia no CDC, conforme artigo 26. Os prazos para reclamação de defeitos aparentes e de fácil constatação são de 30 dias para produtos não duráveis, como é o caso de alimentos. Por sua vez, os produtos duráveis, como automóveis ou máquinas de lavar roupas, possuem prazo de 90 dias, a contar da entrega efetiva do produto”, explicou Macedo.

Como registrar reclamação

De olho na movimentação do comércio, o Procon dá dicas para os consumidores aproveitarem bem o período de liquidações. O órgão orienta que o consumidor que se sentir lesado ou tiver problemas nas compras durante a Black Friday, como descumprimento à oferta, publicidade enganosa, atrasos na entrega, dentre outros, registre queixa na sede do Procon Juazeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O Procon funciona na Rua Minas Gerais, nº 46, 4º andar, Edifício Centro Médico e Empresarial Renato Cerqueira, bairro Santo Antônio, vizinho à Galeria Rio Fitness.

Fonte: Ascom PMJ

Posts relacionados

Em Salvador, Haddad diz esperar crescer ‘3 ou 4’ pontos com apoio de Ciro

Redação Remanso News

Presidente da CPI, deputado Motta dá aval para Vaccari depor no dia 9

Redação Remanso News

Deputado quer desligar hidrelétrica de Sobradinho para evitar colapso na agricultura

Redação Remanso News

Remanso: Juventude declara em encontro apoio ao candidato a prefeito Zé Filho

Redação Remanso News

Pai da Maisa dá resposta sobre campanha para que ela faça um filme pornô

Redação Remanso News

PEC isenta prefeitos e governadores que não fizeram gasto mínimo em educação

Redação Remanso News

Deixe um comentário