24.8 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Sento-Sé
  • Programa Despertar: Alunos da rede municipal de ensino de Sento-Sé realizam Feira de Empreendedorismo
Sento-Sé

Programa Despertar: Alunos da rede municipal de ensino de Sento-Sé realizam Feira de Empreendedorismo

Em mais uma ação do Programa Despertar alunos da rede municipal de ensino de Sento-Sé, localizadas no interior do município, realizaram nesta segunda-feira (27) a I Feira Empreendedora. A Feira aconteceu na Escola Municipal Núcleo José Martins Ribeiro, localizada na comunidade de Junco e contou com a participação de alunos, professores e equipes gestoras das Escolas Municipais Núcleo José Martins Ribeiro, Núcleo Seráfico Palha Amaral e Sala Avançada Tancredo Neves.

No evento os alunos apresentaram e comercializaram produtos da cadeia produtiva de Junco (Caprinocultura) e também de Brejo da Brásida (Fruticultura). “Esta feira é o produto final das ações desenvolvidas pelo Programa Despertar neste ano, tendo como base o tema: “Liderança Empreendedora nas Escolas do Campo” que propôs como atividades a realização de um censo agropecuário para descobrir a cadeia produtiva local; a inserção no currículo do estudo sobre a cadeia produtiva e por fim a realização de uma feira com os produtos oriundos da cadeia produtiva local,  utilizando uma moeda social produzida especificamente para este fim”, explica a coordenadora do programa em Sento-Sé, Gisele Oliveira de Castro Dias.

A aluna do 9°ano da Escola núcleo José Martins Ribeiro Sarah Emelly, conta que a sua turma levou para a feira a buchada de bode, prato típico da culinária da sua comunidade. “Foi bom ter esse novo conhecimento e mostrar um pouco das riquezas da nossa comunidade, conhecer melhor o desenvolvimento de cada aluno, participar de novas experiências, gostei muito de fazer parte dessa jornada. Em nome da minha turma quero agradecer ao nosso professor Everaldo por todo o suporte e parabenizar toda a direção da escola pelo ótimo trabalho que fizeram junto com a gente”, agradeceu a aluna.


Para a professora da Escola Núcleo Seráfico Palha do Amaral, Uelle Manuela Alves Ribeiro, a realização da feira ajuda os alunos a se tornarem mais aptos a analisar problemas complexos, propor soluções inovadoras, além do desenvolvimento do trabalho em equipe. “A realização de um evento como esse é uma ótima oportunidade para incentivar o espírito empreendedor e promover o desenvolvimento de habilidades como criatividade, trabalho em equipe, liderança e gerenciamento de projetos. É uma experiência valiosa para os alunos terem oportunidade de aprender a empreender”, avaliou.
O secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, o Programa Despertar tem como proposta promover a educação voltada para a responsabilidade social aliada à postura cidadã e socioambiental. “A gestão municipal abraçou esta iniciativa por ter como objetivo o desenvolvimento de temáticas socioambientais nas escolas do campo, garantindo uma boa convivência do estudante com o lugar onde ele convive. A gestão Ana Passos entende que a educação é um agente fundamental no desenvolvimento do cidadão e o programa vem como um aliado para fomentar e potencializar esse aprendizado”, destacou o secretário.

Ascom PMSSE

Publicidade

Posts relacionados

Prefeitura de Sento-Sé adere ao Programa Pacto pela Alfabetização

Redação Remanso News

Reeleição: Prefeita Ana Passos é diplomada em Sento-Sé

Redação Remanso News

TCM Bahia aprova contas 2015 da prefeitura de Sento Sé

Redação Remanso News

Sento Sé: Homem é morto a facadas

Redação Remanso News

Anvisa aprova novas regras para medicamento torna-se isento de prescrição médica (MIP)

Redação Remanso News

Sento Sé é destaque em programa do canal CNN sobre projeto de revitalização de nascentes

Redação Remanso News

Deixe um comentário