28.2 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Casa Nova
  • Pesquisa Desenvolvida Por Estudantes De Casa Nova Aponta Alternativa Viável Para Dessalinização Da Água No Sertão Baiano
Casa Nova

Pesquisa Desenvolvida Por Estudantes De Casa Nova Aponta Alternativa Viável Para Dessalinização Da Água No Sertão Baiano

Com o objetivo de apresentar tecnologias alternativas no processo de dessalinização para o abastecimento de água de comunidades no semiárido nordestino, estudantes do Colégio Estadual de Casa Nova, localizado no município de Casa Nova, desenvolveram a pesquisa “Dessalinização urgente no sertão baiano”. Para isso, além da investigação em artigos científicos sobre a seca no semiárido, eles visitaram o Açude de Pedra, no Sítio Riachão, na zona rural da cidade, que possui açudes com água salobra. Lá eles entrevistaram moradores sobre as dificuldades do consumo de água e apontaram alternativa para o problema.

Mateus Aislan Silva, 15, 1º ano, falou sobre a importância da pesquisa para ajudar a comunidade e o meio ambiente, visto que o dessalinizador não está funcionando. “Após pesquisas, a forma que a gente viu para ajudar os moradores foi sugerir a dessalinização solar, porque a dessalinização por osmose reversa, que possui na comunidade, é um processo muito caro de ser mantido e os moradores da localidade são de baixa renda. Os resíduos do sal, que causam impactos ambientais, podem ser utilizados na alimentação dos caprinos, pois ajudam na formação dos ossos e no bom funcionamento do intestino”.

Já Sabrina Vitória Silva, 15, 1º ano, explicou sobre a dessalinização da água. “O processo de dessalinização envolve a remoção do sal da água salgada/salobra e sua filtragem para produzir água potável de qualidade. Nós pesquisamos sobre outros processos e vimos que a dessalinização solar seria melhor, pois possui um baixo custo, tanto na implantação, quanto na manutenção. Como moramos no sertão baiano, onde o sol é em abundância, este método seria mais viável”.

Segundo a professora e orientadora da pesquisa, Andréa Araújo, o trabalho impactou cada integrante do grupo. “O projeto é de grande importância, pois foi observado que é possível propor soluções para os problemas da região através do conhecimento adquirido em sala de aula. Eles desenvolveram pesquisas sobre dessalinização e reconheceram a importância de divulgar novas propostas para sanar o problema da seca no semiárido baiano”, afirmou.

O projeto foi classificado em 3º lugar, na categoria Ciências Biológicas da feira de ciências do colégio, bem como foi inscrito na feira de ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão), em Petrolina – PE. Além disso, a pesquisa foi apresentada nas etapas Territorial e Estadual da 11ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba).

Fotos: Divulgação

Fonte: A Notícia do Vale

Publicidade

Posts relacionados

Wilker Torres foi reeleito em Casa Nova

Redação Remanso News

Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Sento Sé e Casa Nova: veja o valor que estes municípios irão receber de recursos da repatriação ainda este mês

Redação Remanso News

Casa Nova – IBAMA multa e prefeito reage: “festival de multas sem razão”

Redação Remanso News

Casa Nova: Pipeiros protestam contra falta de pagamentos e bloqueiam prédio da Prefeitura

Redação Remanso News

Casa Nova se une na homenagem ao Padre Aluisio

Redação Remanso News

Casa Nova: Juiz determina despejo de 400 famílias de fundo de pasto; decisão beneficia ex-diretor do SAAE

Redação Remanso News

Deixe um comentário