25.8 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
Saúde é vida

Curiosidade: Por que bocejar é tão contagioso? A ciência explica

Você já deve ter ouvido falar que ver outra pessoa bocejar nos incentiva a fazer o mesmo, ainda sem cansaço algum. De acordo com uma nova pesquisa publicada no periódico científico Current Biology, o bocejo pode ser um reflexo cerebral primitivo, que o torna contagioso e quase impossível de resistir. Na verdade, lutar contra o impulso só aumenta vontade.

O estudo
Cientistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram que a vontade de bocejar – percebida entre humanos e até mesmo em cães e chipanzés – tem suas raízes em uma parte do cérebro responsável pelas funções motoras, o córtex motor primário. Essa região também tem um papel importante no desenvolvimento de ecofenômenos, condições que induzem à imitação de movimentos alheios, como a epilepsia, o autismo e a síndrome de Tourette.

Efeito contagioso
Apesar de não se tratar de uma doença, os pesquisadores acreditam que o bocejo tenha o mesmo efeito contagioso. Ao examinarem 35 pessoas enquanto assistiam a vídeos de outras pessoas bocejando, eles perceberam que mesmo quando eram aconselhados a controlar o impulso, isso era praticamente impossível e até servia como estímulo.

Depois do primeiro teste, os pesquisadores utilizaram um tipo de estimulação elétrica para tentar manipular e aumentar o contágio. “Utilizando essa técnica, fomos capazes de aumentar a excitabilidade e, consequentemente, a frequência do bocejo”, disse Georgina Jackson, uma das autoras do estudo, em comunicado.

Outras teorias
Para esses especialistas, o trabalho com a intervenção elétrica sugere que o córtex motor primário seja o principal responsável pelo efeito contagioso do ato de bocejar.

Pesquisas anteriores já sugeriram que o bocejo poderia estar relacionado à empatia, um mimetismo gerado pelo vínculo social. No entanto, segundo informações do Medical News Today, existem poucas evidências para essa teoria. “Mais pesquisas são necessárias para entender melhor as funções e os mecanismos do bocejo”, disse Stephen Jackson, professor de neurociência cognitiva da Universidade de Nottingham e principal autor do recente estudo.

Segundo os pesquisadores, essa nova descoberta pode ajudar a entender melhor como doenças relacionadas à excitação motora funcionam e como elas podem vir a ser tratadas no futuro. “Se pudermos reduzir a excitabilidade da síndrome de Tourette, por exemplo, conseguiremos reduzir os tiques, o que fará parte dos nossos próximos estudos”, concluiu a professora.

(Com informações da VEJA.com)

Posts relacionados

Especialista ensina as mulheres a como organizar a rotina baseada no ciclo hormonal

Redação Remanso News

Especialista diz que doenças vasculares aumentam em até 30% no verão

Redação Remanso News

Você toma suplemento de cálcio? Isso pode fazer mal ao coração

Redação Remanso News

Bons motivos para beber água

Redação Remanso News

Como saber se você precisa usar óculos; confira dicas importantes

Redação Remanso News

Os perigos de seguir dietas da ‘moda’, sugeridas nas redes sociais: confira

Redação Remanso News

Deixe um comentário